Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CLBI participa do rastreamento do foguete ARIANE
Início do conteúdo da página

ariane

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, localizado em Parnamirim – RN, realizou na terça-feira, 18, a segunda atividade operacional de rastreamento do Veículo Ariane neste ano. O foguete Ariane VA252 foi lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), em Kourou, na Guiana Francesa, às 19h 18min, horário de Brasília.

O Veículo transportou como carga útil embarcada dois satélites para órbita de transferência geoestacionária cujo objetivo é prover serviços de telecomunicações para o Japão e região do Pacífico Asiático.

A missão envolveu, diretamente, engenheiros e técnicos civis e militares distribuídos por coordenadorias de logística, telemedidas e telecomunicações durante todo processo operacional - do ensaio técnico ao final da cronologia, enviando em tempo real os dados processados e analisados do foguete ao Centro Espacial Guianês.

Fruto de Acordo e Protocolo firmado entre o CLBI e o CSG, o Centro realiza, por meio do complexo de antenas de Telemedidas e Telecomunicações, os processos de rastreamento, gravação, decomutação e entrega segura dos dados provenientes do veículo ao Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES).

O CLBI compõe uma cadeia de rastreamento – Galliot, na Guiana Francesa; Ascension, no Atlântico Sul; Libreville, no Gabão e Malindi, no Quênia; tornando-se imprescindível a participação operacional da Estação Natal por ser a única estação rastreadora durante a fase propulsada do veículo.

Fim do conteúdo da página