Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico > Heráldica
Início do conteúdo da página

 

Escudo francês, com campo em blau (azul cerúleo) e sable (negro), representando, respectivamente, a atmosfera (céu brasileiro), e o espaço sideral, imensidão escura do universo, a ser atingido pelos engenhos espaciais após o lançamento.

Partindo do coração, sobressai uma tela de radar, em prata, representando o rastreamento, fase importante da missão do CLBI, encimada por um cometa, também, em prata, que particulariza a vinculação do Centro com a cidade de Natal que o tem em seu Brasão de Armas.

Superpondo o cometa, encontra-se um foguete em goles (vermelho), primeira cor heráldica, que representa a atividade fim da OM e seu motivo principal.

No cantão destro do chefe, destaca-se o gládio alado, que simboliza a subordinação da OM ao Comando da Aeronáutica. No cantão sinistro, aparece a constelação do Cruzeiro do Sul que tem particular importância nos céus do Brasil por ser visível em todo o território nacional.

Contorna o escudo um filete em jalme (amarelo), tendo, em contrachefe, superposto a cauda do cometa, a sigla da OM, em sable (negro).

 

Fim do conteúdo da página