Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CLBI é cenário operacional para Operação Militar Assistida da FAB
Início do conteúdo da página

No período de 2 a 27 de julho de 2018, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) é o palco operacional para a realização das capacitações de manutenção e operação do Alvo Aéreo DIANA para aplicação da Força Aérea Brasileira. Nesta etapa, os cursos de operação e manutenção capacitarão os operadores a realizar a preparação para uso do Alvo, o planejamento do voo e da missão, a operação, o recondicionamento e a manutenção do segmento aéreo de forma autônoma.

O curso com duração de quatro semanas consiste em fase teórico-prática e prática com operação assistida. O know-how do CLBI, somado à disponibilidade de meios e recursos humanos voltados a ensaios e a estrutura operacional para lançamento e recuperação de sistemas aeroespaciais credenciaram a Organização como cenário operacional próprio para realização das atividades previstas em Diretriz e Plano do Comando da Aeronáutica.

A coordenação operacional do CLBI com a Marinha do Brasil e com o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo garantem a delimitação de um polígono de segurança sobre o mar e a interdição do espaço aéreo. Ressalta-se a coordenação logística com a ALA 10 e com o Grupamento de Apoio de Natal (GAP-NT) como fatores essenciais para a execução da atividade operacional.

Esta etapa operacional envolve militares do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ALA 4 com o Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/12° Gav) e Parque de Material Bélico de Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAMB-RJ), além de representantes da empresa brasileira EQUIPAER, especializada em desenvolver produtos e suporte técnico para a FAB e responsável pela montagem e fornecimento dos equipamentos e de toda infraestrutura associada ao lançamento e controle em voo dos Alvos Aéreos e de representantes do Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA), órgão da Espanha responsável pelo desenvolvimento do Alvo.

O Diretor do Centro, Tenente-Coronel Engenheiro Fabio Almeida de Andrade, destaca a relevância para o Centro em sediar operacionalmente uma missão voltada à atividade de Emprego da Força: ”Um cenário de crescente utilização de sistemas autônomos para emprego em missões espaciais e de voo atmosférico, o CLBI mais uma vez colabora como sendo Campo de Testes, provendo, em área segura, serviços de preparação, lançamento e rastreio.”

Serviço:

Alvo Aéreo Remotamente Pilotado DIANA

O Sistema DIANA é a designação militar atribuída pela Força Aérea Brasileira ao sistema de alvo aéreo e voo autônomo DIANA, que é um Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT), de alta velocidade, com navegação realizada através do Sistema de Posicionamento Global (GPS), utilizado no treinamento de armamento de alta sofisticação de emprego militar. É composto por dois segmentos principais: um aéreo e outro terrestre.

Fazem parte do segmento aéreo: a aeronave, seus subsistemas embarcados e as cargas pagas necessárias, de acordo com o tipo de missão desejada. O segmento terrestre, por sua vez, é composto por: estação de controle em solo, sistema por lançamento de catapulta pneumática e equipamentos de apoio.

mais imagens

Fim do conteúdo da página