Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Comandante da Guarnição abre ciclo do PFV na Barreira
Início do conteúdo da página

 

Na última segunda-feira, 26, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno iniciou as atividades previstas no Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) da Força Aérea Brasileira para 2018. O Programa, inserido no calendário administrativo do Centro, prevê atividades mensais direcionadas ao público interno, visando orientar ações e pensamentos, sensibilizando, em todos os níveis, sobre a importância e necessidade de culto aos valores fundamentais que norteiam a vida dos militares da Força Aérea Brasileira ao longo de toda a carreira e que devem fazer parte da Cultura Organizacional da Instituição.

Para abrir o ciclo de 2018, abordando o valor “hierarquia”, foi convidado o Comandante da ALA 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros. Ao dirigir-se à audiência, composta pelos servidores do Centro e pelos comandantes das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Natal, o oficial-general convidou todos para refletirem sobre a relevância do Programa e seu objetivo de padronizar os valores morais a fim de desenvolver o fortalecimento ético, moral, cívico e social no âmbito do Comando da Aeronáutica.

Na abordagem, o Comandante da Guarnição pontuou conceitualmente hierarquia organizacional, das leis e militar, considerando a Constituição Federal e o Estatuto dos Militares, além da relação entre os conceitos afins de poder, autoridade e competências.

Em um cenário de gestão administrativa onde os princípios personalizam uma Instituição, o palestrante ressaltou a transparência como retrato do espírito institucional como um dos vetores que balizam a Administração: “A instituição Força Armada atende às necessidades claras e não desejos obscuros, efetuando a gestão responsável dos bens públicos, à luz dos princípios da Administração Pública.

O Presidente da Comissão do PFV e Vice-diretor do CLBI, Major Aviador Nielson, avaliou a primeira ação: “Foi um sucesso”. E apresentou os próximos passos: “Realizamos um planejamento anual, considerando reuniões mensais com os Elos para debater o Programa de Trabalho, abordagens, metodologias, repercussão e pontos de melhoria para alcançar os objetivos do Programa. Já pensamos no tema Discrição”.

“Ao fim do evento, o Diretor do Centro, Tenente-Coronel Engenheiro Fabio Andrade de Almeida, fez os agradecimentos ao Brigadeiro Medeiros pela apresentação e, sobretudo, pela profundidade com que o tema Hierarquia foi tratado, trazendo reflexão à audiência sobre como este valor pode permear as atividades operacionais e de Ciência e Tecnologia desenvolvidas pelo efetivo do CLBI”  

mais imagens

 

Fim do conteúdo da página