Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > CLBI Recebe alunos do Curso de Design Aeroespacial da UFRN
Início do conteúdo da página

 

No último dia 23 de outubro, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) recebeu a visita dos alunos da disciplina de Design Aeroespacial do curso de bacharelado em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acompanhados pelo professor Dr Dino Lincoln Figueirôa Santos, líder da linha de pesquisa em Design Aeroespacial do grupo de pesquisa em Ciências e Tecnologias Aeroespaciais, e pelo professor Dr José Guilherme Santa Rosa, coordenador do mestrado e doutorado em design da UFRN.

Dentro dos objetivos da visita estava a realização de um workshop de veículos espaciais. O engenheiro João Batista Dolvim Dantas, tecnologista da Divisão de Operações do CLBI, realizou a apresentação da ARP (Aeronave Remotamente Pilotada) do projeto Spacevant. Esta aeronave, adquirida com recursos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), é utilizada como plataforma para embarcar experimentos desenvolvidos pelos alunos da UFRN que realizam estágios neste Centro.

O Major R1 Wellington Guilherme da Silva, chefe da Subdivisão Técnica, com o apoio do Sargento Fabiano Junger, proporcionou visita à área operacional de Preparação e Lançamento, quandoapresentou aos visitantes o FTB (Foguete de Treinamento Básico) e o FTI (Foguete de Treinamento Intermediário), bem como as plataformas de lançamento e uma explanação dos procedimentos de que são seguidos para os lançamentos executados a partir do Centro.

A comitiva ainda visitou as instalações do Centro Vocacional Tecnológico Espacial, uma parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) com o CLBI/DCTA, com previsão de inauguração em breve, voltado para “atividades tecnológicas e educacionais de interesse da AEB, com foco na difusão do acesso ao conhecimento científico e transferência de conhecimentos técnico-tecnológicos na área”(www.aeb.gov.br/cvt-espacial), tendo sido escolhida a região por sua vocação espacial.

O Diretor do CLBI, Coronel Aviador Paulo Junzo Hirasawa, lembrou aos alunos da missão do Centro, bem como o compromisso da Unidade como uma Instituição de CT&I em atender às demandas das instituições congêneres, neste caso, colaborando com o programa de pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

mais imagens

Fim do conteúdo da página